Apresentação de Trabalhos

Ao longo da VI Semana de Educação da UNIRIO, haverá momentos específicos, denominados "Simpósios Temáticos", abertos a apresentação de trabalhos de alunos e professores da graduação e/ou da pós-graduação da UNIRIO e de outras universidades, que estejam interessados nas discussões propostas para cada Seminário.

A apresentação é gratuita e garantirá certificados a todos que tiverem seus trabalhos aceitos.

Os pedidos de inscrição nos Seminários devem ser feitos diretamente, aos coordenadores dos Simpósios, via e-mail informado na página "Simpósios Temáticos", onde você também poderá encontrar a lista de Simpósios abertos à inscrição.

O aceite do trabalho, bem como as informações sobre a forma de organização das apresentações, será dado pelos próprios coordenadores, também via e-mail.

Para que a inscrição seja feita, é necessário que se envie um Resumo expandido do trabalho a ser apresentado. Esse resumo deve seguir a formatação abaixo apresentada. 


Regras de Formatação

O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Discussão, Conclusões e Referências.

O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, 4.000 caracteres com espaço e, no máximo, 8.000 caracteres com espaço, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, alinhados à direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Seguido do endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail).

A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a relevância/justificativa, os objetivos, métodos, e resultado(s) do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara.

A seção “Discussão” poderá ser intitulada de acordo com o tema apresentado no trabalho, apresentando o desenvolvimentos dos estudo/pesquisa.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo, em letra tamanho 11.

A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor, em letra maiúscula. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos/obras/livros não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.