Simpósios Temáticos

Os Simpósios Temáticos estarão abertos para inscrições de trabalhos. Para efetuar sua inscrição, você deve atentar-se aos prazos definidos e enviar um resumo expandido de seu trabalho, seguindo a formatação exigida (conferir página Apresentação de Trabalhos), para o e-mail dos coordenadores do simpósio do qual você gostaria de participar.

Simpósio Temático I - Educação Libertária e Escola Pública: possibilidades e desafios
O simpósio tem como objetivo a troca de experiências e de pesquisas que abordam a educação libertária no campo das reflexões anarquistas; as concepções históricas e filosóficas da educação libertária; trajetória de educadores e experiências escolares libertárias/anarquistas. Nessa direção, os estudos históricos, filosóficos ou que tratem das trajetórias e experiências possam possibilitar a abertura de reflexões que problematizem a escola pública pública no contexto brasileiro.
Data: 3a feira, 08/11, de 17h às 21h
LocalSala 212 do CCH
Professor Responsável: José Damiro (UNIRIO)
E-mail para inscrição: simeducalibertaria@gmail.com

Simpósio Temático II - Corpo, arte, natureza e infância: encontros necessários
O simpósio tem como objetivo reunir pessoas que trabalham com crianças para troca de experiências que tomem as expressões infantis que incluem o corpo, a arte e a natureza.
Data: 3a feira, 08/11, de 19h às 22h
Local:
Professor Responsável: Adrianne Ogêda (UNIRIO)
E-mail para inscrição: corpoarteenatureza@gmail.com

Simpósio Temático III - Política Educacional Brasileira: ontem e hoje
O simpósio tem como objetivo a troca de experiências e o debate sobre as políticas educacionais brasileiras, campo que está inserido no âmbito das políticas públicas. Estamos abertos para resumos de trabalhos que tragam o enfoque da discussão para a legislação, o planejamento institucional, a implementação e a avaliação das políticas em toda a trajetória do Estado Brasileiro.
Data: 5a feira, 10/11, de 14h às 17h e 18h às 21h
LocalSala 210 do CCH
Professor Responsável: Jane Santos (UNIRIO) e Lair Amaro
E-mail para inscrição: politicaeducacionalontemehoje@outlook.com

Simpósio Temático IV - "Narrativas outras": cosmovisões, trabalho pedagógico no contexto latino-americano de urgências e reorientação filosófica
A segunda edição de nosso Simpósio Narrativas Outras amplia o escopo do debate proposto no ano de 2015. Dessa vez nossas interfaces vão na direção dos países da fronteira e é desdobramento da atenção que vimos dando ao que vivenciam estudantes, movimentos sociais, professores/as e educadoras/es na América Latina. É fundamental, nessa oportunidade, estarmos atentos aos processos de luta e de formação (política e pedagógica), para não perdermos de vista o lugar de importância dos projetos desenvolvidos nessa região. Reforçamos assim, a opção pelo diálogo e a ampliação de nossas redes nesse âmbito reconhecendo, assim, as vias de acomodação de nossas respectivas temáticas. Na formação de educadoras/es e professoras/es são necessárias rupturas com as propostas que partem de tradições inventadas de conhecimento e de currículo na sua totalidade. Com base em um pensamento que nasce no contra-discurso, o ethos educacional aqui em relevo exige outras definições sobre pedagogia (s). Sugerimos, mais uma vez, que coloquemos no centro de nossas proposições as outras pedagogias que sugerem aprendizagens alternativas e potentes oriundas dos movimentos de base.
Data: 5a feira, 10/11, de 14h às 18h
LocalSala 202 do CCH
Professor Responsável: Claudia Miranda (UNIRIO) e Celso Sánchez (UNIRIO)
E-mail para inscrição: narrativasoutras@gmail.com

Simpósio Temático V - Educação e Religião
O simpósio tem como objetivo discutir a temática da educação em sua relação com a religião ou religiões, sob o ponto de vista das ciências humanas.
Data: 5a feira, 10/11, de 18h às 21h
LocalSala 212 do CCH
Professor Responsável: Marco Aurélio Martins (UNIRIO)
E-mail para inscrição: gpmarcoaurelio@gmail.com